Buffalo: viúva de uma das vítimas do 11/09 seguia no avião - TVI

Buffalo: viúva de uma das vítimas do 11/09 seguia no avião

Avião cai sobre casa nos EUA

Viajava para homenagear o seu falecido marido. Testemunhas descrevem queda do aparelho

Uma das 50 pessoas mortas no acidente de avião da noite de quinta-feira perto de Buffalo, no estado de Nova York, era viúva de uma das vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. A informação é avançada pelo jornal local «Buffalo News».

Beverly Eckert viajava para Buffalo para homenagear o seu falecido marido, Sean Rooney, no dia em que completaria 58 anos. «Sabemos que ela estava no avião», informou a sua irmã, Sue Bourque. «Agora ela está com ele».

Eckert deveria assistir a uma formatura escolar no colégio onde se conheceram e que homenagearia o seu marido. Beverly Eckert integrou o denominado «Vozes do 11 de Setembro», um movimento que exigia mais e melhor investigação aos ataques e incentivou a construção de um memorial.

Leia aqui tudo sobre o acidente.

Apesar de ainda não ter sido divulgada a lista com os nomes das vítimas, tudo indica que Ellyce Kausner, de 24 anos, estará nessa contabilidade. Estudava direito na Florida Coastal University, e apanhou o voo de Newark, em Nova Jersey, para Buffalo, no estado de Nova York, para passar o fim-de-semana com parte da família.

Segundo a CNN, Ellyce tinha combinado com Chris Kausner, seu irmão, ir ter com um dos filhos dele à escola nesta sexta-feira. «Agora só penso que a minha mãe terá de voltar para casa [os pais estão de férias na Florida] e que não sei o que dizer aos meus dois filhos», afirmou o irmão da vítima.

Maddy Loftus, natural de Nova Jersey e estudante em Buffalo, também seguia naquele avião.

Comunicações com a torre

A CNN teve acesso à gravação da comunicação entre a torre de comando e a tripulação antes do acidente. Segundo esta estação de televisão, não havia nada de estranho na voz dos tripulantes. De acordo com o plano de voo, a aeronave deveria voar acima dos 2.300 pés, mas estava abaixo do limite. Um controlador pediu ao piloto para subir o avião, mas não obteve resposta. Dois minutos depois, os controladores tentaram novo contacto e já não conseguiram. Pediram então a um avião que estava por perto para ver se conseguia avistar o aparelho. O piloto respondeu: «Negativo».

OUÇA AQUI O AUDIO DA GRAVAÇÃO (NO ORIGINAL, EM INGLÊS)

O que contam as testemunhas

«Todo o céu ficou laranja. De repente, houve um grande estrondo, e a casa explodiu». O testemunho é de Bob Dworak, que mora próximo ao local do acidente.



Outro morador, Keith Burtis, contou que estava a conduzir em direcção a uma loja que fica a 1,5 quilómetros do local do acidente quando o avião caiu. «Foi um estrondo. Como se fosse um pequeno terremoto».

Chris Collins, autoridade do condado de Erie, relatou que, seis horas depois do acidente, o local ainda estava «quente» demais para começar as investigações. Segundo este responsável, o avião levava 2,2 toneladas de combustível, que explodiram.

VEJA ALGUNS VÍDEOS DO LOCAL DO ACIDENTE



Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE