Recém-nascido foi diagnosticado com coronavírus - TVI

Recém-nascido foi diagnosticado com coronavírus

  • SS
  • 5 fev 2020, 12:49

Os médicos acreditam que houve transmissão do vírus entre a mãe e o bebé durante a gravidez

Um bebé foi diagnosticado com o novo coronavírus na China, quando tinha apenas 30 horas de vida. A informação está a ser avançada pela agência AFP, que cita a imprensa estatal chinesa. 

De acordo com a AFP, o recém-nascido, de Wuhan, o epicentro do surto, é a pessoa mais nova infetada com o novo coronavírus. 

Os médicos acreditam que houve transmissão do vírus entre a mãe e o bebé durante a gravidez, uma vez que a mãe foi diagnosticada com o coronavírus antes de dar à luz.

O novo coronavirus surgiu em dezembro na cidade de Wuhan, no centro da China e propagou-se no fim de janeiro, altura em que a China celebrava o Novo Ano Lunar, habitualmente um período em que milhões de chineses viajam para celebrar nas suas terras natais.

A China elevou para 490 mortos e mais de 24.300 infetados o balanço do surto de pneumonia viral provocado pelo novo coronavírus (2019-nCoV).

Nas últimas 24 horas, houve registo de 64 mortes na China, segundo as autoridades de Pequim.

A primeira pessoa a morrer por causa do novo coronavírus fora da China foi um cidadão chinês nas Filipinas.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países, o último novo caso identificado na Bélgica.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na semana passada uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

Continue a ler esta notícia