Irão queixa-se do ocidente - TVI

Irão queixa-se do ocidente

Irão retoma programa nuclear

Responsável do dossier nuclear enviou uma carta ao grupo dos Seis

Os Estados Unidos confirmaram, esta segunda-feira, ter recebido uma carta do responsável do dossier nuclear iraniano, Saïd Jalili. «O P5+1 recebeu uma carta do negociador nuclear iraniano Jalili e está a debater os próximos passos», indicou o departamento de Estado norte-americano em comunicado.

O P5+1 é uma das designações do grupo das Seis grandes potências implicadas nas discussões sobre o programa nuclear iraniano: os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França) bem como a Alemanha.

«Não podemos comentar publicamente o conteúdo da carta enquanto não tivermos discutido com os nossos parceiros do P5+1», indicou o comunicado.

ONU volta a «ameaçar» Irão

Segundo um alto responsável iraniano, Jalili queixa-se nessa carta da atitude do ocidente a propósito do dossier nuclear iraniano.

Teerão indicou que a carta foi enviada segunda-feira ao chefe da diplomacia da União Europeia, Javier Solana, pelo embaixador do Irão em Bruxelas, Ali Asghar Khaji. Uma cópia deve ser entregue aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos Seis.

As grandes potências procuram que o Irão suspenda o seu programa de enriquecimento de urânio em troca de uma oferta de grande cooperação apresentada duas vezes, em Junho de 2006 e, posteriormente, em Junho de 2008.

Os países ocidentais temem que o Irão se sirva do seu programa nuclear civil para encobrir fins militares, situação que Teerão desmente.
Continue a ler esta notícia