Cão de água ideal é o português ou o espanhol? - TVI

Cão de água ideal é o português ou o espanhol?

Casa Branca já recebeu a sua nova mascote canina com raízes portugueses

A nova mascote já se encontra em casa do Presidente dos Estados Unidos. «Bo», um cão de água português, já faz as maravilhas da família Obama, na residência oficial.

Mas existem dúvidas, como a de Simón García, responsável pela página «perrodeagua.com», que defende as qualidades do cão de água espanhol em relação ao português.

Apesar da ascendência comum, García defende que caso o Presidente Obama tivesse conhecimento das diferenças entre o cão de água espanhol e o português, «teria optado certamente pelo espanhol enquanto mascote». Em defesa da sua posição, apresenta a diferença de tamanhos entre um cão e outro, sendo o espanhol mais pequeno.

O responsável do site afirma, ainda, que o cão espanhol é idêntico ao português em termos do pêlo, sendo perfeitamente adequado a pessoas alérgicas, uma vez que «tem um pêlo fofo e se perfeitamente desparasitado e limpo é o mais adequado para conviver com pessoas alérgicas», referiu, em declarações aos jornal «El Mundo».

Cão de água português mais familiar

Carla Peralta, criadora da raça em Portugal, mostra-se discordante relativamente a alguns pontos defendidos por García.

«Há quem diga que o espanhol descenda do português», mas a criadora mostra-se reticente no que toca a certezas.

«O espanhol não é sociável com crianças», sublinha em declarações ao tvi24.pt, enquanto explica que são cães muito independentes e altruístas. Em termos de temperamento são muito semelhantes aos cães de Serra de Aires e em termos físicos muito parecidos ao caniche.

O cão de água português, segundo Carla Peralta, é mais «dependente, aproxima-se muito das crianças», chegando em muitos casos a ser considerado como «outro filho».

A criadora argumenta ainda, contrariamente àquilo que García defende, que o pêlo do cão espanhol é mais encrespado, retém mais pó e deita mais cheiro, considerando que «hipoalergénico não é».

Relativamente ao facto de se ter anunciado, no início do ano, que cão de água partiria do Algarve para a casa do Presidente dos Estados Unidos, a criadora apenas disse ao tvi24.pt que certamente já «estava programada» a entrega do cão por Edward Kennedy, uma vez que nunca mais se obteve qualquer tipo de resposta à oferta.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE