EUA querem entrar no Conselho dos Direitos Humanos - TVI

EUA querem entrar no Conselho dos Direitos Humanos

Barack Obama

A administração Bush boicotou este órgão em 2006

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 7h20

A administração norte-americana de Barack Obama anunciou esta terça-feira que pretende ingressar este ano no Conselho dos direitos humanos da ONU, rompendo assim com a administração do anterior presidente George W.Bush, que boicotara este órgão em 2006.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, indicaram, num comunicado, que «os Estados Unidos vão procurar obter um lugar no Conselho dos direitos humanos das Nações Unidas com o objectivo de trabalhar para tornar este órgão mais eficiente na promoção e protecção dos direitos humanos».

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, congratulou-se com a decisão dos Estados Unidos, indicou o seu serviço de imprensa num comunicado.

Este Conselho «tem um papel essencial a desempenhar na protecção e na promoção dos direitos humanos para todos e os Estados Unidos têm uma contribuição a dar para este objectivo. Um envolvimento total dos Estados nesta questão é um passo importante para a realização do objectivo de um processo dinâmico e sem exclusivo de uma promoção dos direitos humanos no mundo», acrescenta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE