Síria: combates esporádicos quando se cumpre um mês de trégua em Idlib - TVI

Síria: combates esporádicos quando se cumpre um mês de trégua em Idlib

  • AM
  • 6 abr 2020, 15:46
Guerra na Síria

Guerra já matou mais de 380.000 pessoas e obrigou milhões a fugirem das suas casas

Tropas sírias e fações da oposição e islamitas entraram hoje em confrontos esporádicos em dois pontos da província de Idlib (noroeste), o último bastião rebelde na Síria, quando se cumpre um mês do cessar-fogo na região, indicou uma ONG.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), os confrontos ocorreram hoje de madrugada no sul de Idlib entre as tropas de Damasco e fações armadas.

O OSDH disse que ocorreram baixas em ambas as fileiras, embora não tenha precisado números.

Adiantou que ocorreram ataques de artilharia a norte de Saraqeb, uma das cidades estratégicas capturadas pelas forças do regime durante a ofensiva contra as zonas insurgentes.

O observatório assinala que, tirando aqueles combates esporádicos, a calma prevalece na região.

Março foi o mês com menos civis mortos desde o início da guerra na Síria em 2011, com 103 mortes, indicou recentemente a mesma fonte.

A Rússia, aliada de Damasco, e a Turquia, que apoia alguns rebeldes, acordaram a 05 de março um novo cessar-fogo na região de Idlib, que entrou em vigor no dia seguinte.

Além das tréguas, Moscovo e Ancara concordaram criar um “corredor de segurança” e patrulhas ao longo da estrada M4, que liga Alepo e Latákia.

O acordo travou uma escalada de violência que incluiu a morte de mais de três dezenas de soldados turcos em ataques das tropas sírias.

A guerra na Síria já matou mais de 380.000 pessoas e obrigou milhões a fugirem das suas casas.

Continue a ler esta notícia