Atirador de Orlando esteve no Pulse horas antes de voltar para matar - TVI

Atirador de Orlando esteve no Pulse horas antes de voltar para matar

Omar Mateen

Polícia tenta reconstituir os passos de Omar nas duas horas que passaram entre sair da discoteca e voltar para matar

O atirador de Orlando foi à discoteca Pulse horas antes da chacina que levou a cabo. Omar Mateen esteve no estabelecimento no sábado à noite, saiu e voltou mais tarde, quando a discoteca gay se preparava para fechar, já no domingo de madrugada. Nessa altura, matou 49 pessoas, antes de ser ele próprio morto pela polícia.

A notícia é avançada pela CNN, que cita fontes ligadas à investigação. Já se sabia que Omar frequentara a discoteca antes. Agora, sabe-se que esteve lá no próprio dia poucas horas antes de levar o ataque a cabo.

De acordo com a CNN, o homem pagou a entrada e obteve uma pulseira que dava acesso ao clube. Os investigadores acreditam que o tenha feito para testar a segurança do espaço.

O FBI está a tentar traçar um cronograma dos passos de Omar nessa noite. Para isso, está a usar imagens de videovigilância, rastreamento de telemóveis e também entrevistas a testemunhas. Continua a ser ainda uma incógnita o que fez no período de duas horas entre ter saído do bar a primeira vez e ter voltado para matar.

Esta terça-feira, as autoridades avançaram também que Omar comprara, no dia anterior, três bilhetes de avião para São Francisco. A viagem que preparava com a mulher e com o filho estava prevista para julho.

Noor Salman, a mulher de Omar, disse aos investigadores que ele saiu furioso de casa na noite do ataque, carregando uma mala com as armas. A mulher garantiu que tentou detê-lo e ainda o segurou por um braço, mas sem sucesso. Durante a noite, tentou contactá-lo, através do telemóvel, mas também sem sucesso.

Continue a ler esta notícia