Os cortes propostos na proposta orçamental do presidente dos EUA, Donald Trump, para a Organização das Nações Unidas (ONU) vão impossibilitar as respetivas operações de manutenção de paz. O alerta foi deixado hoje pelo porta-voz do secretário-geral, António Guterres.

Os números apresentados vão simplesmente impossibilitar a continuação do trabalho essencial da ONU relativo a promover a paz, o desenvolvimento, os direitos humanos e a assistência humanitária”.

O correspondente da BBC na ONU, Nick Bryant, realçou que este aviso da ONU, através do seu porta-voz Stéphane Dujarric, é invulgarmente rude.

Estas declarações estão, de resto, a ser divulgadas em vários órgãos de comunicação internacionais.

África elogiada 

Ainda a propósito da paz, o secretário-geral da ONU destacou na quarta-feira à noite o continente africano como a região que mais contribui para as forças de paz da organização.

A parceria da ONU com África tem raízes num profundo sentido de gratidão. África fornece a maioria dos funcionários da paz destacados em todo o mundo. As nações africanas estão entre as maiores e mais generosas a receber refugiados. E África inclui algumas das economias em crescimento mais rápido".

No depoimento escrito para celebrar 25 de maio, o Dia De África,  António Guterres disse que "toda a humanidade beneficiaria em ouvir, aprender e trabalhar com o povo de África" e que há muito trabalho a fazer para evitar conflitos na região.

Homenagem a quem morreu ao serviço da ONU

Guterres prestou ainda ontem, em Nova Iorque, homenagem aos 3.500 homens e mulheres que morreram ao serviço da organização desde 1948.

"Todos os dias, os funcionários da paz trazem paz e estabilidade a sociedades destruídas pela guerra em todo o mundo. Agora, mais do que nunca, é essencial continuar a investir na paz em todo o mundo", vê-se numa mensagem vídeo.

O dia internacional das Forças de Paz das Nações Unidas, conhecidas como capacetes azuis, celebra-se a 29 de maio, mas esta quarta-feira o secretário-geral participou em dois eventos na sede da organização para homenagear estes homens e mulheres.