Kosovo: centenas manifestam-se pela independência - TVI

Kosovo: centenas manifestam-se pela independência

  • Portugal Diário
  • 10 dez 2007, 13:00

Países da UE já revelaram reservas quanto à aceitação da independência

Relacionados
Centenas de kosovares albaneses concentraram-se hoje no centro de Pristina, numa manifestação de apoio à independência do Kosovo convocada por organizações estudantis e que decorreu pacificamente, escreve a Lusa.

Esta manifestação deverá ser o único acto a assinalar a data de 10 de Dezembro, dia em que a «troika» internacional para o Kosovo (UE, EUA e Rússia) deveria entregar o relatório ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mas que perdeu a carga emocional depois de os dirigentes kosovares anunciarem que só proclamarão a independência em concertação com a comunidade internacional.

Centenas de habitantes albaneses de Pristina gritaram palavras de ordem de apoio à independência, na presença de uma discreta vigilância policial, enquadrados por bandeiras albanesas e do UÇK, antigo grupo da guerrilha independentista do Kosovo.

O primeiro-ministro eleito Hashim Thaçi, ele próprio um antigo comandante guerrilheiro do UÇK, anunciou que inicia esta segunda-feira os contactos com os restantes partidos kosovares para formar um governo, após a sua vitória nas eleições legislativas de 18 de Novembro.

Também esta segunda-feira, a equipa negocial albanesa nas conversações com Belgrado, mediadas pela «troika» internacional e que se saldaram por um malogro, voltou a garantir, em Pristina, que as autoridades kosovares não proclamarão unilateralmente a independência e concertarão as suas decisões com os Estados Unidos e a União Europeia.

Países da UE, como Chipre, Grécia, Eslovénia ou Espanha, manifestaram já reservas quanto à aceitação da independência do Kosovo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE