Zimbabué: 10 mortos desde eleições gerais - TVI

Zimbabué: 10 mortos desde eleições gerais

Robert Mugabe

Três semanas após eleições, continua-se à espera do resultado do escrutínio presidencial

Relacionados
Pelo menos dez pessoas foram mortas no Zimbabué e 400 militantes da oposição foram detidos desde as eleições gerais de 29 de Março, denunciou este domingo a oposição que acusa o regime de estar em «guerra» contra a população, noticia a Lusa.

«Está em curso uma guerra no Zimbabué, levada a cabo pelo regime Mugabe», afirmou, em conferência de imprensa, em Joanesburgo, África do Sul, o secretário-geral do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), Tendai Biti.

«Dez pessoas foram mortas desde 29 de Março, três mil pessoas viram-se obrigadas a abandonar as suas casas, cerca de 400 militantes da oposição foram detidos, e mais de 500 pessoas foram hospitalizadas», denunciou Biti.

«É uma situação desesperada», adiantou, referindo ainda «centenas de casas incendiadas, um número indeterminado de pessoas em fuga e uma vontade deliberada de privar a população de alimentos».

Três semanas após as eleições gerais, o Zimbabué continua à espera, num clima de tensão, do resultado do escrutínio presidencial disputado por Robert Mugabe, que luta por um sexto mandato, e o líder do MDC, Morgan Tsvangirai.

Neste clima de tensão, o embaixador dos Estados Unidos no Zimbabué, James McGee afirmou ter recebido «informações confirmadas sobre ameaças, agressões, raptos, casas incendiadas e mesmo homicídios».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE