Morreu Tilikum, a famosa baleia assassina - TVI

Morreu Tilikum, a famosa baleia assassina

O animal que assassinou a treinadora em 2010, morreu segunda-feira. Anúncio foi feito pelo parque aquático SeaWorld, em Orlando, onde residia

A famosa Orca, Tilikum, morreu na passada segunda-feira, em Orlando, nos Estados Unidos. O comunicado foi feito pelo parque aquático SeaWorld, onde o animal vivia há 25 anos. Pensa-se que tenha morrido com 36 anos.

Tilikum ficou conhecida no mundo inteiro, depois de ter sido responsável pela morte da treinadora, Dawn Brancheau, em 2010. 

De acordo com a BBC, que recorda o incidente, Dawn Brancheau foi arrastada de forma violenta para debaixo de água e assassinada por Tilikum. Várias pessoas assistiram a esta trágica morte, mas as imagens de videovigilância nunca foram divulgadas pelo SeaWorld.

A vida de Tilikum irá estar sempre ligada à morte da nossa querida colega, Dawn Brancheau. Mesmo assim, não deixámos de dar-lhe o melhor tratamento possível. escreve a BBC que cita o comunicado do parque aquático.

Segundo o documentário "Blcakfish", divulgado em 2013 nos Estados Unidos, Tilikum está associada a mais duas mortes.

O primeira aconteceu em 1991, num parque aquático do Canadá, onde Tilikum fez cair de um tanque um treinador, com a ajuda de outras duas baleias.

Depois deste episódio foi transferida para o SeaWorld Orlando, em 1999, e voltou a dar que falar. Um jovem de 27 anos foi encontrado morto ao seu lado. Ainda que a causa de morte tenha sido hipotermia, as autoridades revelaram que a Orca tinha atacado o homem.

O documentário "Blackfish" chamou à atenção para o facto das Orcas criadas em cativeiros se tornarem mais violentas. Tal como foi o caso de Tilikum.

Depois destes incidentes, o SeaWorld Entertainment anunciou que as atrações com as orcas, conhecidas como baleias assassinas iam terminar.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE