Fissura em barragem obriga a retirar quase 200 mil pessoas na Califórnia - TVI

Fissura em barragem obriga a retirar quase 200 mil pessoas na Califórnia

  • Élvio Carvalho
  • 13 fev 2017, 11:39

Depois de semanas com muita chuva, a barragem de Oroville atingiu a capacidade máxima e a água teve de ser libertada por um descarregador de emergência. No entanto, foi detetada uma fissura no descarregador, o que levou ao alerta

Cerca de 190 mil pessoas receberam ordens para abandonar as suas casas devido ao risco de colapso da barragem do lago Oroville, norte da Califórnia, a mais alta dos EUA.

Avisos de evacuações foram emitidos às 15:30 (00:30 em Lisboa) para as cidades de Oroville, Gridley, Live Oak, Marysville, Wheat Land, Yeba City, Plumas Lake e Olivehurst.

Como escreve a Associated Press, depois de semanas com muita chuva, a barragem atingiu a capacidade máxima e a água teve de ser libertada por um descarregador de emergência. No entanto, foi detetada uma fissura no descarregador, o que levou ao alerta.

Evacuação imediata para as zonas baixas de Oroville (…) Isto não é um exercício”, escreveu a polícia de Butte County no Twitter.

O departamento californiano dos recursos hídricos tinha avisado momentos antes que a barragem “podia colapsar na próxima hora”.

Para evitar o desastre, alguma da água da barragem foi libertada e com a ajuda de helicópteros foram deitadas pedras na zona danificada do descarregador, para esconder a fissura.

Às 22:00 (6:00, em Lisboa) a situação parecia estar controlada, ainda que as autoridades continuem a avisar que o perigo não desapareceu.

A Guarda Nacional vai enviar oito helicópteros para ajudar na reconstrução do descarregador e já há cerca de 23 mil soldados disponíveis para serem enviados para o local.

A estrutura foi construída entre 1962 e 1968 e é a maior dos EUA. Serve para armazenamento de água, geração de energia hidroelétrica e controlo de cheias.

Continue a ler esta notícia