Um meteoro "invulgarmente grande" iluminou brevemente, no domingo, o céu noturno da Noruega. O fenómeno foi relatado pelos moradores pouco depois da 1h da manhã.

O corpo celeste iluminou o céu durante breves momentos. Parecia que estávamos em plena luz do dia", relatou Steinar Midtskogen, porta-voz da Norwegian Meteor Network, à estação televisiva CNN.

O meteoro entrou na atmosfera a uma velocidade de 15 km por segundo e fragmentou-se em pedaços, que acabaram por caíram em Lier, a oeste de Oslo, a capital da Noruega.  

Ainda não sabemos ao certo o tamanho do meteoro, mas esperamos que apenas uma parte deste tenha atingido o solo", disse Steinar Midtskogen.

 

Apesar de terem sido relatas rajadas de vento, que abriram portas e janelas, não foram registados outros danos.

Uma análise preliminar, realizada através dos vídeos da ocorrência, sugere que o tamanho do corpo celeste não era muito comum.

O que vimos foi uma grande rocha a viajar entre Marte e Júpiter, que é nosso cinturão de asteroides. E, quando isso acontece, cria um estrondo, luz e muita animação entre os especialistas", disse Morten Bilet, trabalhador da Meteor.

Redação / IC