Holanda: Rutte derrota Wilders e diz que povo disse "chega" ao "tipo errado de populismo" - TVI

Holanda: Rutte derrota Wilders e diz que povo disse "chega" ao "tipo errado de populismo"

Depois de conhecidos os resultados da projeção, primeiro-ministro afirmou que a vitória do VVD mostrou que "o VVD vai ser o maior partido na Holanda pela terceira vez consecutiva"

O Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, de direita), do primeiro-ministro Mark Rutte, enquanto o líder populista ficou segundo lugar nas eleições legislativas de quarta-feira.

Às 00:56, a contagem oficial dos votos dava conta de uma vitória do VVD, com 32 assentos parlamentares, dos 150 possíveis. Ainda assim, são menos nove lugares que em 2012.

O Partido da Liberdade, islamofóbico e de extrema-direita, liderado por Geert Wilders deverá ficar em segundo lugar, com o mesmo número de lugares que outros dois partidos: 19.

Depois de conhecidos os resultados da projeção, Mark Rutte afirmou que a vitória do VVD mostra que uma rejeição "ao tipo errado de populismo". 

É a noite em que os Países Baixos, depois do Brexit e das eleições americanas, diz "chega!" ao tipo errado de populismo. Parece que o VVD vai ser o maior partido na Holanda pela terceira vez consecutiva", afirmou o primeiro-ministro em Haia, acrescentando que já falou com Geert Wilders ao telefone.

Também o candidato do partido de extrema-direita PVV reagiu aos resultados, primeiro no Twitter, onde afirmou que não era a última vez que ele e Rutte se voltavam a encontrar: "Rutte ainda não viu a última versão de mim".

Depois, em declarações aos jornalistas, o líder do Partido da Liberdade afirmou-se pronto para integrar o futuro Governo holandês, caso seja convidado.

Eu gostaria de co-governar com o PVV, se isso for possível. Mas, se isso não acontecer, iremos apoiar o executivo onde for necessário, em temas que são importantes para nós”, declarou o líder populista, com quem a maioria dos partidos prometeu não trabalhar.

Milhões de holandeses foram esta quarta-feira às urnas, numa eleição marcada por uma participação que deverá aproximar-se do recorde.

Continue a ler esta notícia