França registou 6.111 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o fim do confinamento, segundo as autoridades francesas.

Este é o maior número de casos registados num único dia desde 30 de março, cerca de 15 dias após o confinamento, que se iniciou a 17 de março.

No total, desde o início da pandemia, já foram registados 259.698 casos, um número que tem engrossado nas últimas duas semanas. A taxa de positividade dos testes continua a progredir no país, sendo agora a média nacional de 3,8.

O primeiro-ministro, Jean Castex, anunciou esta quinta-feira que há agora 21 departamentos (em 89) que estão classificados como zonas vermelhas devido ao aumento do número de casos nesses territórios.

Esta quinta-feira as autoridades francesas não divulgaram o número diário de mortes, mas o total, desde o início da pandemia é agora de 30.576.

Os focos de contaminação no país continuam também a aumentar, com 21 novos focos identificados desde quarta-feira, havendo agora 309 focos de contaminação a serem investigados em todo o território francês. Estes focos de contaminação não incluem os lares de idosos.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 826 mil mortos e infetou mais de 24,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

/ JGR