A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o risco de uma terceira vaga da pandemia da covid-19 na Europa em 2021, recomendando o uso de máscaras durante reuniões familiares no Natal.

Os encontros devem ser em espaços exteriores, se possível, e os participantes devem usar máscaras e manter a distância física. Em espaços interiores, deve limitar-se o tamanho dos grupos e assegurar boa ventilação para reduzir o risco de exposição [ao novo coronavírus]", recomendou o departamento europeu da agência das Nações Unidas em comunicado.

Alerta ainda que "apesar de um progresso frágil" na contenção de novas infeções, "a transmissão da covid-19 continua ampla e intensa e há um grande risco de uma nova vaga nas primeiras semanas e meses de 2021".

A Europa atravessa ainda a segunda vaga da doença, que tem provocado o constrangimento nos serviços hospitalares de vários países do continente.

A chegada da vacina da Pfizer deve ser antecipada, havendo a possibilidade de a campanha de vacinação nos 27 estados-membros da União Europeia começar ainda antes do fim do ano.

/ CE