Depois de notificar mais uma família da morte de um dos seus entes queridos, Ken Remy, médico dos cuidados intensivos, sentiu-se na obrigação de fazer uma mensagem para mostrar o quão importante é cumprir as regras sanitárias.

Remy partilhou um vídeo da perspetiva de um paciente entubado numa unidade de cuidados intensivos, nos últimos momentos de lucidez, antes de perder os sentidos.

Espero que os seus últimos momentos vivos não se pareçam com isto”, disse Remy à CNN, onde aparece a simular o entubar de um paciente. “É uma imagem que algumas pessoas veem com cada vez mais frequência no final das suas vidas.”

O médico, que trabalhar no hospital Washington University Medical Center, em Saint Louis, nos Estados Unidos, já tratou mais de mil pacientes covid-19 desde que começou a pandemia. Remy contou à CNN que já terá entubado mais de 100.

Essa realidade, que choca com alguns anúncios públicos que afirmam que utilizar máscara não é um método eficaz para combater a covid-19, fez com o que o médico quisesse participar na propagação de uma mensagem preventiva.

Eu garanto-te que isto é o que a tua mãe, ou o teu pai, ou os teus filhos, vão ver no final das suas vidas, quando apanharem a covid-19”, frisou.

Recorde-se que os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de covid-19, totalizando mais de 12 milhões de casos e 262 mil mortos.