Quatro pasteleiros detidos por fazerem bolos ilegais na Venezuela - TVI

Quatro pasteleiros detidos por fazerem bolos ilegais na Venezuela

  • SS
  • 17 mar 2017, 15:32
Croissants

Nova lei pretende garantir que 90% da farinha de trigo que os comerciantes compram ao governo é usada no fabrico de pão

Quatro padeiros foram detidos por produzirem brownies, croissants e outros doces “ilegais” na Venezuela. Uma nova lei, em vigor desde segunda-feira, pretende garantir que 90% da farinha de trigo que os comerciantes compram ao governo é usada no fabrico de pão.

O governo de Nicolas Maduro tem feito um controlo apertado da nova lei para combater a já chamada “guerra do pão”. Esta semana, as autoridades de Caracas fiscalizaram mais de 700 padarias e pastelarias e detiveram quatro pessoas.

Dois pasteleiros foram detidos por usarem farinha de trigo na produção de pão doce e croissants, enquanto outros dois foram detidos por fazerem brownies com farinha fora do prazo de validade. Pelo menos um dos estabelecimentos vai ficar na posse das autoridades durante 90 dias.

O governo de Maduro acusa os comerciantes pró-oposição de sabotarem a economia, acumulando alimentos e aumentando os preços dos produtos.

Já os padeiros e os pasteleiros culpam o governo pela escassez de farinha de trigo, afirmando que 80% dos estabelecimentos não têm este produto em stock.

A “guerra do pão” é uma consequência da grave crise económica e social que afeta a Venezuela, país onde a escassez de alimentos e outros bens essenciais levou o governo a implementar regras restritivas e um sistema de identificação para as compras.

As enormes filas dos supermercados têm sido, de resto, um dos símbolos da crise

Continue a ler esta notícia