Papa aceita mediar crise na Venezuela caso partes o aceitem - TVI

Papa aceita mediar crise na Venezuela caso partes o aceitem

  • 5 fev 2019, 18:00

Para Francisco afirma que será necessário passos preliminares para poder ser mediador. Pedido foi feito segunda-feira pelo presidente Nicolás Maduro, numa carta que Francisco ainda não leu

O Papa Francisco assumiu esta terça-feira que o Vaticano estará disposto a mediar a crise na Venezuela, se os dois lados o aceitarem, mas terão de ser dados passos preliminares para tentar aproximar os dois lados, o de Nicolás Maduro e o do presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó.

Falando aos repórteres a bordo de avião do Vaticano, após uma visita a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Francisco também confirmou que o presidente venezuelano Nicolás Maduro lhe escreveu uma carta, mas que ainda não a tinha lido.
 
Segunda-feira, Nicolás Maduro disse à emissora italiana Sky TG24 que tinha enviado uma carta ao Papa pedindo "ajuda no processo" venezuelano para "reforçar o diálogo".

Vou ler a carta e ver o que pode ser feito. Mas, a condição inicial é que ambos os lados o solicitem. Nós estamos dispostos", afirmou o Papa Francisco.

O Papa acrescentou que uma mediação formal deve ser vista como o último passo na diplomacia, sendo que há alguns passos preliminares a tomar primeiro, pelo Vaticano e por outros membros da comunidade internacional.
 
Segundo Francisco, há que fazer esforços para "tentar aproximar um (lado) do outro, para iniciar um processo de diálogo".

Continue a ler esta notícia