Cardeais realizam últimas congregações antes do conclave - TVI

Cardeais realizam últimas congregações antes do conclave

Conclave no Vaticano (ReuterS)

Para já, nenhum candidato parece conseguir um consenso para eleger o próximo Papa

Relacionados
Os cardeais encontraram-se esta segunda-feira nas últimas congregações, antes de se fecharem na terça-feira em conclave para escolher o próximo Papa, sem que nenhum candidato pareça conseguir um consenso.

Eleição do novo Papa na mão dos cardeais italianos

Quando as portas da capela Sistina se fecharem na terça-feira à tarde, a primeira votação poderá permitir um distanciamento claro de um candidato entre os principais nomes citados nos últimos dias: o cardeal de Milão Angelo Scola, o de São Paulo Odilo Scherer ou o cardeal do Quebeque Marc Ouellet.

Ou, ao contrário, poderá surgir uma situação de bloqueio, na presença de um número de votos igual, mas insuficiente para atingir a maioria. Neste caso, a eleição poderá estar ao alcance dos ditos outsiders, como o arcebispo de Boston Sean O'Malley, o cardeal húngaro Peter Erdo, o austríaco Christoph Schonborn, ou mexicano Francesco Robles Ortega.

Para eleger o 266.º papa da história, serão necessários 77 votos, ou seja, dois terços dos votos do colégio de 115 eleitores.

No «pré-conclave», na última semana, os cardeais debateram todo o tipo de questões e tentaram definir o perfil pretendido do futuro papa, mas uma das questões dominantes foi a maneira de melhorar o governo central da Igreja católica.

Esta tarde, pelas 17:00 locais (16:00 em Lisboa), todo o pessoal que assegura o serviço logístico dos padres em conclave, de hoteleria na casa de Santa Marta, onde ficam alojados, e de manutenção da capela Sistina, vai prestar juramento de que vai guardar segredo sobre tudo o que se vai passar no conclave, sob pena de ser excomungado.

Este juramento inclui o secretário do Colégio cardinalício, o responsável pelas celebrações litúrgicas pontifícias, mas também médicos, cozinheiros, motoristas, floristas, funcionários dos elevadores e da limpeza, entre cerca de 90 pessoas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados