Protestos esperam Bento XVI em Espanha - TVI

Protestos esperam Bento XVI em Espanha

Mas há também quem vá a Santiago de Compostela só para ver o Papa. Muitos portugueses já começaram a chegar

Bento XVI chega, este sábado, a Espanha. Vai a Santiago de Compostela e a Barcelona. Apesar da profunda tradição católica de Espanha, não falta contestação à visita papal, e os protestos já saíram à rua, quer em Barcelona, quer em Santiago

Impedidos de entrarem no centro histórico de Santiago de Compostela, esta quinta-feira à noite, cerca de cem manifestantes não deixaram de expressar o protesto contra a visita do Papa.

O protesto evoluiu para breves escaramuças com a polícia galega, que acabou por dispersar os manifestantes anti-papais na cidade de Santiago, primeira etapa da deslocação de Bento XVI no sábado.

Uma das críticas apontadas à visita é o dinheiro envolvido em toda a logística, incluindo um aparatoso dispositivo de segurança, para uma viagem que é essencialmente privada. O Papa vai a Espanha como peregrino e não numa visita de Estado.

Além da Galiza, a outra etapa é Barcelona, onde também quinta-feira à noite, umas três mil pessoas fizeram saber alto e bom som que não querem o Papa na capital catalã. Activistas de esquerda, de direitos cívicos e de defesa dos homossexuais, juntos contra Bento XVI em terras de Espanha. Um país tradicionalmente bastião do catolicismo, mas que já faz parte do restrito grupo dos países que legalizaram o casamento homossexual, condenado pela Igreja.

A Santiago de Compostela, já começaram a chegar, esta sexta-feira à tarde, os primeiros portugueses. São grupos de jovens católicos de Lisboa que foram à Galiza, em peregrinação, com o objectivo de ver Bento XVI.
Continue a ler esta notícia