Gripe das Aves chega à Alemanha - TVI

Gripe das Aves chega à Alemanha

Gripe das Aves em Portugal - Foto Paulo Cunha/Lusa

Estirpe muito patogénica do H5N1 detectada em pato selvagem na Baviera

Relacionados
Uma estirpe muito patogénica do vírus H5N1 da gripe aviária foi detectada num pato selvagem na Baviera alemã, o que constitui o primeiro caso num Estado-membro em mais de um ano, anunciou esta terça-feira a Comissão Europeia, citada pela Lusa.

O pato fora abatido por um caçador, perto da cidade de Starnberg, e, no âmbito de uma operação de rotina, foram retiradas amostras de 35 outros patos e quatro gansos.

O último caso que havia sido detectado num animal selvagem datava de Fevereiro de 2008, quando o vírus foi encontrado num ganso na Grã-Bretanha, enquanto o caso mais recente em aves de capoeira se refere a Outubro de 2008, e registou-se na Saxónia, zona Este da Alemanha.

Medidas adoptadas pela União Europeia em 2006, quando os casos de vírus H5N1 se multiplicavam nas explorações europeias de aves, previam a detecção de animais selvagens infectados para evitar o contágio às aves de capoeira.

Do leque de medidas fizeram parte a criação de uma zona de controlo e de uma área de vigilância (mais alargada do que a de controlo) em redor do local onde fosse encontrado o animal infectado.

A União Europeia revelou hoje que as autoridades alemãs já tomaram medidas para assegurar que o vírus não se dissemine.

A gripe das aves devastou inúmeras explorações avícolas asiáticas e os cientistas acreditam que a doença se foi espalhando para a África e a Europa através de pássaros migratórios.
Continue a ler esta notícia

Relacionados