Militar retira quase 200 animais do Afeganistão em segurança mas com "muita tristeza" - TVI

Militar retira quase 200 animais do Afeganistão em segurança mas com "muita tristeza"

Carro de cidadão inglês que resgatava animais alvejado no aeroporto de Cabul

Animais estão bem, mas Paul Farthing teve de deixar para trás a sua equipa

O militar que fundou um abrigo para animais no Afeganistão está finalmente em segurança, no Reino Unido. Consigo, e tal como tinha prometido, trouxe quase 200 cães e gatos que estavam à sua responsabilidade.

Paul "Pen" Farthing  aterrou este domingo no aeroporto ed Heathrow, em Londres, e pouco depois confessou um "misto de emoções": "Chego a Heathrow com um sucesso parcial. Um misto de emoções e um profundo sentimento de tristeza pelo Afeganistão", escreveu na rede social Twitter.

Apesar de ter conseguido resgatar os animais, Paul Farthing deixou para trás todo o seu staff, que agora espera ser ainda retirado do Afeganistão, onde os talibãs começam a apertar o cerco à saída de estrangeiros.

Segundo o veterinário Iain McGill, que seguia a bordo o mesmo avião, foram retirados em segurança entre 90 a 100 cães e 60 a 70 gatos.

Os animais, considerando pelo que passaram, estão todos em boa forma", afirmou à BBC.

Na primeira tentativa de deixar o país, Paul Farthing acabou por ver o carro ser alvo de um ataque. Conseguiu escapar ileso, e agora encontra-se em segurança.

O antigo fuzileiro vivia em Cabul desde 2007, data em que fundou o abrigo Nowzad, para cães e gatos. Depois dos talibãs terem recuperado o poder afegão, Paul afirmou que só deixaria a cidade com os membros do staff (entre eles as três primeiras veterinárias formadas no país) e os 200 animais da sua instituição. Conseguiu apenas a segunda parte, mas mostrou-se feliz pelo feito.

Continue a ler esta notícia