Português condenado a prisão efetiva e expulsão por agredir polícia na Suíça - TVI

Português condenado a prisão efetiva e expulsão por agredir polícia na Suíça

  • AM
  • 28 nov 2019, 10:05

Homem, que foi condenado por ofensa à integridade física grave, na forma tentada, e ofensa simples consumada, será ainda expulso da Suíça, onde não poderá entrar por um período de cinco anos

Um português que agrediu um polícia em Charrat, na Suíça, em 2017, foi condenado a dois anos de prisão efetiva, avança o jornal Le Nouvelliste

De acordo com o jornal suíço, depois de cumprir a pena, o homem, que foi condenado por ofensa à integridade física grave, na forma tentada, e ofensa simples consumada, será ainda expulso da Suíça, onde não poderá entrar por um período de cinco anos.

A agressão do português ao polícia aconteceu quando o homem, com cerca de 40 anos, tentava entrar na casa da ex-mulher, de quem estava proibido de se aproximar pelo tribunal na sequência de um processo de violência doméstica.

Após confrontos físicos, o homem, que estaria alcoolizado, atirou uma pedra de 1,7 quilos em direção do agente da autoridade. Para se defender, o polícia disparou, baleando o português numa perna.

O julgamento iniciou-se em abril, com o português a pedir uma indemnização ao agente que o atingiu. Mas, o tribunal decidiu de forma diferente, considerando que o polícia agiu de forma legítima e condenou o português a dois anos de prisão e a uma multa de três mil francos suíços.

O emigrante, que foi detido após a sentença por haver perigo de fuga e para o filho e para a ex-mulher, ambos vítimas de violência doméstica, apresentou recurso da sentença.

Esta semana, viu o tribunal de segunda instância confirmar-lhe a pena e a expulsão do país. No entanto, a multa foi reduzida de três mil para 500 francos suíços (455 euros).

 

Continue a ler esta notícia