Presidente do México quer encontrar-se com Trump antes de janeiro - TVI

Presidente do México quer encontrar-se com Trump antes de janeiro

Pena Nieto sublinhou que é importante dialogar com o presidente eleito de forma a garantir o melhor tratamento para os assuntos da agenda de Trump, sem descurar a segurança dos mexicanos que vivam nos EUA

O presidente do México disse, esta quarta-feira, que já falou com Donald Trump. Enrique Peña Nieto felicitou o republicano eleito para presidente dos EUA e ambos concordaram encontrar-se antes de Trump assumir os comandos da Casa Branca, a 20 de janeiro.

Peña Nieto garantiu ainda que no encontro com o milionário irá abordar questões relacionadas com a segurança, mas também com a proteção dos direitos dos mexicanos erradicados nos Estados Unidos.

O Ministro do Interior do México também reagiu à eleição do candidato republicano. Humberto Roque Villanueva disse, numa entrevista à Reuters, acreditar que a questão da deportação de mexicanos dos EUA irá demorar a acontecer.

Por outro lado, o governante garantiu que o México irá utilizar de todos os meios legais ao seu dispor para impedir que Trump concretize a construção do muro na fronteira entre os dois países.

Donald Trump venceu as eleições presidenciais norte-americanas, esta terça-feira, para ocupar a 45.ª presidência do país. Hillary Clinton acabou por conquistar mais votos dos eleitores, mas foi no colégio eleitoral que o milionário venceu sem qualquer margem para dúvida.

Nas reações à vitória de Trump, Hillary assimiu a pesada dor da derrota e pediu união. Barack Obama por sua vez também reagiu e sublinhou que, apesar das diferentes ideológicas e partidárias, no fim todos querem o melhor para o país e são todos norte-americanos.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE