Jornalista que está na lista negra da máfia em estado grave após ser baleado na rua em Amesterdão - TVI

Jornalista que está na lista negra da máfia em estado grave após ser baleado na rua em Amesterdão

Está desde 2019 sob alta proteção policial, mas agora foi baleado na rua

Um dos jornalistas que cobre casos de crime violento nos Países Baixos foi baleado na cabeça na baixa de Amesterdão, esta terça-feira. Peter R. de Vries está em estado considerado muito grave.

O profissional foi baleado várias vezes, e a polícia está já à procura de um homem caucasiano e magro, que vestia um casaco camuflado verde-escuro e um boné preto, que será o presumível autor do tiroteio e que se encontra em fuga.

Peter R. de Vries é um herói nacional para todos nós, um jornalista corajoso, que procura incansavelmente a justiça", disse a autarca de Amesterdão, Femke Halsema, comentando o crime cometido no centro da cidade.

Também o primeiro-ministro e os reis dos Países Baixos lamentaram o acontecimento.

Peter R. De Vries é um jornalista conhecido nos Países Baixos devido às suas investigações sobre crimes e questões de crime organizado, tendo já atuado como informador em casos mediáticos no país, como o caso Marengo, que envolve assassínios e tráfico de droga.

Em 2019 soube-se que o jornalista passou a integrar a lista negra do traficante de droga e líder da máfia holandesa Ridouan Taghi (que está em fuga). Nessa altura, Peter R. De Vries passou a ser protegido pela polícia após receber ameaças de morte.

Peter R. de Vries

O líder da extrema-direita, Geer Wilders, considerou o ato como "terrível", enquanto o secretário-geral da Associação de Jornalistas dos Países Baixos, Thomas Bruning, apelidou-o de "soco no jornalismo".

Continue a ler esta notícia