Turquia: Hakan Sukur pode ser preso por críticas ao presidente turco - TVI

Turquia: Hakan Sukur pode ser preso por críticas ao presidente turco

Hakan Sukur e Erdogan (REUTERS/Umit Bektas)

Antigo futebolista é acusado de ofensas a Recep Tayyip Erdogan, com quem se incompatibilizou nos últimos anos

Relacionados

O antigo futebolista turco Hakan Sukur corre o risco de cumprir quatro anos de prisão. Tudo por causa de ter publicado no twitter mensagens consideradas insultuosas para com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

De acordo com a agência privada de notícias Dogan, Sukur, de 44 anos, é acusado pelos procuradores de se ter dirigido a Erdogan e ainda ao filho do presidente turco de forma pejorativa.

Em sua defesa, o antigo jogador referiu que o alvo dos referidos tweets não era o presidente da Turquia, um argumento que não convenceu os procuradores.

Hakan Sukur deverá ser ouvido nas próximas semanas, isto caso se desloque à Turquia: reside com a família na California (Estados Unidos). Se for considerado culpado, o ex-futebolista enfrenta uma pena que pode ir até aos quatro anos de prisão.

Recorde-se que depois dado por terminada a carreira de futebolista, em 2008, Hakan Sukur iniciou-se na política, tendo chegado a deputado em 2011, eleito curiosamente pelo partido do atual presidente que era então primeiro-ministro da Turquia.

Em 2013 resignou ao cargo depois de um escândalo de corrupção que envolvia membros do partido de Erdogan. Nos últimos tempos, tem sido uma voz ativa na luta contra o encerramento de escolas decretado pelo governo turco.

Continue a ler esta notícia

Relacionados