Milhares de atenienses no último comício do Syriza - TVI

Milhares de atenienses no último comício do Syriza

Líder do novo partido espanhol Podemos, Pablo Iglesias, participou no comício final de campanha em Atenas

Milhares de atenienses responderam no final desta quinta-feira ao apelo do Syriza e do seu líder, Alexis Tsipras, no comício final de campanha na capital da Grécia, a três dias de eleições decisivas.

Tsipras fez um longo discurso, de quase uma hora e pediu aos eleitores gregos uma vitória clara para acabar com a «humilhação nacional» e a austeridade.

«Na segunda-feira, a humilhação nacional vai acabar. Vamos por um fim às ordens estrangeiras Pedimos uma primeira oportunidade para o Syriza, que pode muito bem ser a última oportunidade para a Grécia.»


O líder do partido radical de esquerda referiu-se à chanceler Angela Merkel, garantindo que o Syriza não vai receber ordens do estrangeiro e formar parcerias com os representantes do memorando.

«Não vamos formar uma coligação com os representantes do memorando, Nem com os velhos, nem com os novos. Dêem-nos votos para a estabilidade. Dêem-nos poder para ajudar a Grécia a melhorar» 


No fim ,e para surpresa dos presentes que compareceram à praça Omonia, na baixa de Atenas, apresentou o líder do novo partido espanhol Podemos, Pablo Iglesias, recebido com fortíssima ovação.

«O tempo da esquerda chegou», disse Tsipras.


O líder do partido da esquerda alternativa de Espanha foi breve. Num curto discurso em grego, que agradou aos milhares de apoiantes.

«A mudança na Grécia chama-se Syriza, em Espanha é Podemos, as pessoas estão a falar a mesma linguagem.»


Com uma palavra de ordem final em língua espanhola, Iglesias foi aplaudido em uníssono antes de ser entoada a canção dos partisans italianos «Bella Ciao», o hino popular do Syriza.

 «Até à vitória, Syriza - Podemos, venceremos» disse Iglesias. E despediu-se abraçado ao seu amigo grego.
Continue a ler esta notícia