Partido de Angela Merkel elege novo presidente em congresso marcado para janeiro - TVI

Partido de Angela Merkel elege novo presidente em congresso marcado para janeiro

  • .
  • DA
  • 14 dez 2020, 14:36
Angela Merkel

Os congressos da CDU contam com a presença regular de um total de 1.001 delegados, além de convidados internacionais e dos meios de comunicação

A União Democrata-Cristã (CDU), partido da chanceler alemã, Angela Merkel, elegerá o seu novo presidente, potencial candidato a chanceler nas eleições de 2021, num congresso a realizar de forma virtual entre 15 e 16 de janeiro.

A presidência da CDU optou por essa fórmula, pela primeira vez na história do partido e após dois cancelamentos de congressos federais sucessivos – tanto em abril como o que teria ocorrido neste mês - por conta das restrições impostas devido ao novo coronavírus.

Os congressos da CDU contam com a presença regular de um total de 1.001 delegados, além de convidados internacionais e dos meios de comunicação. É inviável realizá-lo pessoalmente em janeiro, já que até agora a pandemia ainda não foi contida no país.

Merkel e os líderes regionais concordaram no domingo em endurecer as restrições para combater o novo coronavírus, que estão em vigor desde 2 de novembro. Até ao dia 10 de janeiro, a vida pública estará praticamente paralisada e apenas o comércio essencial permanecerá aberto.

Em relação à presidência da CDU, três candidatos disputam a sucessão de Annegret Kramp-Karrenbauer, outrora considerada a favorita de Angela Merkel, mas que anunciou em fevereiro a intenção de se demitir da liderança invocando falta de apoio do partido.

Foi então marcado um congresso para 25 de abril, depois adiado para 4 de dezembro, tenda esta data sido igualmente postergada devido à pandemia de covid-19.

Os delegados do partido conservador deverão escolher entre Armin Laschet, governador da região mais populosa da Alemanha, a Renânia do Norte-Vestefália, o liberal Friedrich Merz, um rival histórico de Merkel, e Norbert Röttegen, perito em política externa.

Segundo a imprensa alemã, Merz está nesta altura mais bem posicionado para vencer do que Laschet, teoricamente o mais fiel à linha de Merkel, mas que tem sido criticado pela gestão da pandemia na Renânia, considerada errática e afastada da postura de prudência defendida pela chanceler.

A escolha do candidato a chanceler é concertada há décadas com o partido irmão da CDU, a bávara União Social-Cristã (CSU), cujo líder, Markus Söder, é apontado como potencial candidato à chancelaria do estado federal da Baviera.

Veja também:

"SÓ O QUE PRECISAM MESMO". ALEMANHA DIZ À POPULAÇÃO PARA NÃO FAZER COMPRAS DE NATAL

PRESIDENCIAIS: MARISA MATIAS LEMBRA MERKEL E DIZ QUE “NÃO DARIA POSSE A UM GOVERNO APOIADO PELO CHEGA”

Continue a ler esta notícia