Estes são os passaportes mais poderosos do mundo - TVI

Estes são os passaportes mais poderosos do mundo

Passaporte

Documento português aparece à frente de países como os Estados Unidos ou o Reino Unido

Portugal está entre os 16 países com os passaportes mais poderosos do mundo. Uma lista elaborada pelo ranking Henley Passport Index (Índice de Passaportes Henley, em português) informa que o documento nacional dá acesso a 185 países em todo o mundo.

No topo da classificação está o Japão, cujo passaporte dá acesso a 191 países por todo o globo. A fechar o pódio estão Singapura (190 países), Coreia do Sul e Alemanha (189 países). Este é o terceiro ano seguido do Japão no topo da classificação.

Portugal surge empatado, na sétima posição, com outros quatro países (Suíça, Países Baixos, República da Irlanda e Áustria). Logo atrás estão os Estados Unidos e o Reino Unido, que têm acesso a 184 países.

Este índice é elaborado desde o ano de 2006. Na altura, Portugal entrou precisamente na sétima posição. Em 2008 e 2009, o passaporte português chegou a ser considerado o segundo mais poderoso em todo o mundo.

Na totalidade, existem 41 países que exigem, previamente, documentação específica para que um português os possa visitar. Entre estes estão Angola, China ou Rússia.

Na cauda da lista, e com os passaportes menos poderosos do mundo, estão o Afeganistão (26 países), o Iraque (28 países) e a Síria (29 países).

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE