Venezuela: 400 sequestros em 2007 - TVI

Venezuela: 400 sequestros em 2007

  • Portugal Diário
  • 20 dez 2007, 22:34

Do total, 15 eram de origem portuguesa

Relacionados
O ministro da Justiça e do Interior venezuelano, Pedro Carreño, anunciou esta quinta-feira que 386 pessoas foram sequestradas na Venezuela, durante 2007, admitindo-se que 15 sejam de origem portuguesa, escreve a Lusa.

Do total, 226 (84 por cento) foram libertadas pelos raptores, 71 foram resgatadas pelas autoridades e nove morreram em cativeiro.

Os dados foram divulgados durante uma conferência de imprensa, em Caracas, na qual participou também o director-geral da Direcção dos Serviços de Inteligência e Prevenção (DISIP), Henry Rangel Silva.

As operações policiais foram coordenadas pela Comissão Nacional Anti-Sequestro, da qual fazem parte oficiais da Guarda Nacional, da DISIP e do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalistas, antiga Polícia Técnica Judiciária.

Segundo as autoridades, 45 pessoas foram libertadas na sequência de negociações realizadas entre familiares e raptores, 26 conseguiram escapar dos sequestradores.

Depoimentos de familiares, amigos e de polícias apontam que do total das pessoas sequestradas em 2007, 15 são portugueses radicados na Venezuela.

O último caso foi o do comerciante madeirense Agostinho de Sousa Correia, sequestrado a 4 de Dezembro, em San Felipe, Estado de Yaracuy, 350 quilómetros a oeste de Caracas, e resgatado pela polícia nove dias depois.
Continue a ler esta notícia

Relacionados