O presidente eleito dos Estados Unidos anunciou este domingo as figuras chave para a equipa de comunicação, revelando que esta será composta integralmente por mulheres. A líder desta equipa será a antiga porta voz do Departamento de Estado da Administração Obama, Jen Psaki, que passará a ser secretária de imprensa da Casa Branca.

A porta-voz de campanha, Kate Bedingfield passa para diretora de comunicação da nova administração norte-americana.

A conselheira sénior da campanha de Joe Biden e Kamala Harris, Symone Sanders, passa para porta-voz da vice-presidente eleita. A antiga secretária de imprensa de Joe Biden enquanto vice-presidente, Elizabeth Alexander, será a diretora de comunicação da primeira-dama, Jill Biden.

Estou feliz por anunciar a minha equipa de comunicação da Casa Branca. Qualificadas e experientes comunicadoras, que vão trazer perspetivas diferentes ao trabalho e partilhar o compromisso de construir um país melhor", afirmou Joe Biden.

As conselheiras de campanha Karine Jean Pierre e Ashley Etienne vão assumir funções como secretária-adjunta de imprensa da Casa Branca e diretora de comunicação de Kamala Harris, respetivamente.

Em reação à nomeação, Jen Psaki afirmou que esta é a equipa de comunicações "mais diversa da história e também tem seis mães de crianças pequenas".

Refira-se que a Administração Biden terá Kamala Harris como vice-presidente, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo nos Estados Unidos. 

António Guimarães