La Manada: tribunal confirma pena de prisão de nove anos - TVI

La Manada: tribunal confirma pena de prisão de nove anos

  • JGF
  • 5 dez 2018, 10:56

Tribunal Superior de Navarra negou o recurso apresentado pelos cinco arguidos. Dois dos juízes pediram ainda uma pena mais grave pelo abuso sexual de uma jovem nas Festas de São Firmino em 2016

Os cinco homens acusados de abusar sexualmente uma rapariga, durante as Festas de São Firmino em 2016, viram o  Tribunal Superior de Navarra negar-lhes o recurso e confirmar a sentença da primeira instância. O grupo, que ficou conhecido como La Manada, foi condenado a nove anos de prisão preventiva. 

A decisão surge meses depois dos membros grupo, José Ángel Prenda, Alfonso Jesús Cabezuelo, Ángel Boza, Jesús Escudero e Antonio Manuel Guerrero, terem sido colocados em liberdade provisória, após o pagamento de uma fiança de seis mil euros. A decisão causou uma onda de indignação em Espanha e levou milhares a sair à rua em protesto. 

Um dos acusado revelou já que vai apresentar um novo recurso ao Supremo Tribunal de Espanha, a mais alta instância da justiça no reino de Espanha. Sobre a sentença, fica ainda o pedido do Supremo Tribunal de Navarra para que a pena seja revista depois de ter aceite um recurso da vítima. Caso este recurso seja aceite, a pena pode ser elevada. 

A 7 de julho de 2016, durante as festas de São Firmino, o grupo de amigos levou uma rapariga de 18 anos, natural de Madrid, para o vão de escadas de um prédio e obrigaram-na aí a ter relações sexuais com todos os membros. A jovem foi encontrada por um casal na rua a chorar, a polícia foi chamada ao local e os suspeitos foram detidos horas depois.

Além deste caso, quatro dos cinco acusados respondem por outro crime de violação semelhante, que ficou conhecido por "Bela Adormecida"

 

Continue a ler esta notícia