Austrália recusa acolher prisioneiros de Guantánamo - TVI

Austrália recusa acolher prisioneiros de Guantánamo

Prisão de Guantanamo (foto Lusa)

Novo pedido foi feito pela administração Bush após Barack Obama ter anunciado que pretende fechar a prisão

Relacionados
A Austrália informou pela segunda vez os Estados Unidos que não acolherá prisioneiros libertados da base militar de Guantánamo, em Cuba, anunciou este sábado a primeira-ministra em exercício.

Julia Gillard, que desempenha as funções de primeira-ministra durante as férias do titular, Kevin Rudd, disse que o Presidente dos EUA, George W. Bush, foi informado na sexta-feira de que tinha sido rejeitado o seu segundo pedido para realojar no país um número não especificado de prisioneiros suspeitos de terrorismo e de ligações aos atentados de 11 de Setembro de 2001.

«Ao analisar caso por caso aqueles pedidos, [verificámos que] não correspondem aos nossos critérios exigentes de segurança nacional e de imigração e foram rejeitados», disse.

No início de 2008, um pedido semelhante já tinha sido rejeitado pela Austrália, lembrou Gillard.

O novo pedido foi feito pela administração Bush após o Presidente eleito, Barack Obama, ter anunciado que pretende fechar a prisão construída na base norte-americana de Guantánamo.

O actual e futuro secretário da Defesa, Robert Gates, tem procurado realojar os cerca de 250 prisioneiros que ainda se encontram naquela controversa prisão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos