Espanha: preso por trocar bandeira monárquica por republicana - TVI

Espanha: preso por trocar bandeira monárquica por republicana

Bandeira Espanha

Homem foi condenado ao pagamento de uma multa, mas recusa-se a pagar

Relacionados
Um espanhol arrisca pena de prisão por ter substituído a bandeira monárquica por uma republicana num edifício público espanhol. Segundo o jornal «El País», o caso aconteceu em 2006. Na altura, o homem foi detido durante 27 horas e, depois de julgado, foi condenado por distúrbios públicos e ultraje a Espanha, com pena de um ano de prisão e uma multa de quatro mil euros.

No recurso, o juiz absolveu-o do crime de distúrbios públicos e condenou-o a uma pena de prisão de sete meses, substituídos por multa. O magistrado teve em conta o facto de não ter havido destruição da propriedade pública nem violência. «Foi um acto de desobediência civil pacífica», disse o juiz. O facto de o homem não ter resistido à prisão também contribuiu para que a pena fosse atenuada.

O problema é que o arguido não quer pagar a multa, alegando «incompatibilidade moral com as suas convicções» e garantindo que o seu acto foi «político». O prazo termina quarta-feira e caso não a pague, irá mesmo cumprir pena de prisão, que pode chegar a 105 dias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE