Eleições EUA: o que falta decidir - TVI

Eleições EUA: o que falta decidir

  • .
  • CM
  • 5 nov 2020, 16:07

Resultados finais das eleições presidenciais continuam suspensos por alguns estados-chave onde uma apertada disputa não permite ainda definir o vencedor

Os resultados finais das eleições presidenciais dos EUA continuam suspensos por alguns estados-chave onde uma apertada disputa não permite ainda definir o vencedor.

Segundo as últimas projeções, o candidato democrata, Joe Biden, tem já garantidos 264 votos no Colégio Eleitoral, contra 214 do republicano Donald Trump, faltando ainda a qualquer um deles mais vitórias para atingir os 270 que abrem a porta da Casa Branca.

Eis um resumo do que falta decidir:

  • Alasca 

- Três votos eleitorais em jogo.

- Os votos ainda não foram contados integralmente, mas a maioria será certamente de Trump, num estado onde nenhum democrata vence há várias décadas.

 

  • Geórgia 

- Dezasseis eleitores principais em jogo.

- Já foram contados 96% dos votos neste estado do sudeste, que tradicionalmente vota nos republicanos.

- Donald Trump está na liderança desde terça-feira à noite, mas sua liderança foi diminuindo gradualmente, deixando-o apenas 18.500 votos à frente de Joe Biden, com 49,6% dos votos contra 49,2% em seu oponente.

- Haverá uma comunicação das autoridades locais a meio da tarde de hoje (horário de Lisboa).

 

  • Nevada

- Seis votos eleitorais em jogo.

- Já foram contados 86% dos votos neste estado do deserto ocidental, que escolheu Hillary Clinton em 2016.

- Joe Biden lidera atualmente, com 49,3%, contra 48,7% de Donald Trump, o que representa uma diferença de menos de 8.000 votos.

- Haverá uma comunicação das autoridades a meio da tarde de hoje (horário de Lisboa).

 

  • Pensilvânia

- Vinte votos eleitorais em jogo.

- Já foram contados 89% dos votos neste estado industrial do "cinturão da ferrugem" do nordeste, onde os dois candidatos fizeram uma campanha feroz.

- O avanço confortável de Donald Trump foi reduzido, na quarta-feira, mas o republicano ainda mantém 160.000 votos a mais do que o seu rival (50,7% contra 48,2% de Joe Biden).

- Falta contar cerca de 750 mil votos, todos chegados pelo correio, modalidade muito mais utilizada pelos eleitores democratas, o que pode fazer inverter o resultado para Biden.

- As autoridades locais esperam concluir a contagem até sexta-feira.

 

  • Carolina do Norte

 - Quinze votos eleitorais em jogo.

- Já foram apurados 95% dos votos neste estado do sudeste, tradicionalmente republicano.

- A vantagem, por enquanto, vai para Donald Trump (50,1%) sobre Joe Biden (48,7%), com um avanço de cerca de 77.000 votos.

- Mas os votos por correspondência enviados até o dia da eleição, 03 de novembro, são aceites até nove dias após essa data.

Continue a ler esta notícia