Rússia: candidato da direita desiste - TVI

Rússia: candidato da direita desiste

  • Portugal Diário
  • 26 dez 2007, 11:13

E apela aos outros candidatos para boicotarem as eleições presidenciais

Relacionados
O dirigente da União das Forças de Direita da Rússia, Boris Nemtsov, anunciou esta quarta-feira que retira a sua candidatura às eleições presidenciais de 02 de Março de 2008, e apelou para o boicote do escrutínio.

«O resultado das eleições está predeterminado e, por isso, apelo aos dois outros candidatos da oposição de esquerda e de direita: ao dirigente do Partido Comunista, Guennadi Ziuganov, e ao líder da União Democrática Popular, Mikhail Kassianov, que retirem também as suas candidaturas», declarou Nemtsov Antes.

Nemtsov defendeu a participação de um candidato único da direita liberal nas eleições, mostrando-se disposto a apoiar outro político mais consensual desta área política.

«A vossa participação nas eleições vai legitimá-las, por isso, apelo para que se recusem a participar na campanha eleitoral, porque as presidenciais, tais como as parlamentares, serão uma farsa (...). Contra vós será empregue toda a força da propaganda do Estado, o recurso administrativo», sublinhou.

Boris Nemtsov considera que se Ziuganov e Kassianov pretenderem continuar na luta, deverão exigir do Kremlin o cumprimento de três condições: participação obrigatória de todos os candidatos nos debates televisivos, acesso igual aos canais de televisão e renúncia ao recurso administrativo (capacidade das autoridades centrais e locais de manipularem os resultados eleitorais).

O antigo primeiro-ministro e dirigente da União Popular Democrática Mikhail Kassianov ameaçou também abandonar a corrida eleitoral se as autoridades não convidarem atempadamente observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e não garantirem acesso igual dos candidatos aos órgãos de informação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados