Coreia do Norte falha lançamento de míssil - TVI

Coreia do Norte falha lançamento de míssil

Tentativa acontece um dia depois de Kim Jong-Un ter mostrado todo o seu armamento do país militar em Pyongyang

A Coreia do Norte falhou a tentativa de lançamento de um míssil, este sábado, perto de Sinpo, na costa leste do país, avança a Reuters que cita fonte da ministra da Defesa da Coreia do Sul. Seul diz estar a analisar a situação.

A Coreia do Norte tentou testar hoje de manhã um tipo de míssil não identificado, na zona de Sinpo, na província de Hamkyong, mas acreditamos que o teste falhou”, refere a ministra num comunicado divulgado este sábado, citado pela Agência France Presse.

O lançamento do míssil foi detetado pelo exército americano às 05:51 (hora local, 22:21 hora de Lisboa), perto de Sinpo, confirmou fonte militar à Reuters.

O comando das forças dos EUA no Pacífico detetou e seguiu o que acreditamos ser um míssil norte-coreano disparado às 11:21 do Havaí em 15 de abril [05:51 de hoje em Pyongyang].O míssil explodiu quase imediatamente. O tipo de míssil ainda está a ser identificado", afirmou o comandante Dave Benham.

A Casa Branca confirmou ainda que o Mike Pence já foi informado da tentativa falhada e está em contacto com Donald Trump.

O vice-presidente norte-americano chegou, este domingo, à Coreia do Sul, para uma viagem de 10 dias à Ásia marcada pelas tensões políticas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

Até ao momento, a Coreia do Norte realizou cinco testes nucleares e vários lançamentos de mísseis. No ano passado, a Coreia do Norte aparentemente também fracassou na sua tentativa de lançar um míssil para assinalar o aniversário de nascimento do fundador do país. 

O exército da Coreia do Norte organizou, este sábado, um desfile de grande escala em Pyongyang para celebrar o aniversário do nascimento do fundador, uma demonstração do músculo militar numa altura de elevada tensão com Washington.

O regime fez desfilar pelo centro de Pyongyang, e sobre camiões, um tipo de projétil nunca antes exibido em público e que poderá ser um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido, escreve a agência Efe.

Peritos na matéria estão a analisar as caraterísticas deste novo projétil que, advertem, poderá ser falso, já que não é a primeira vez que o regime exibe em desfiles maquetas falsas de mísseis que está a desenvolver.

Antes do desfile, número dois do regime norte-coreano alertou que o país está preparado para dar resposta nuclear a qualquer ataque nuclear. A resposta surge depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter recentemente prometido “tratar” do “problema” norte-coreano.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE