Motor de avião explodiu. Rolls Royce recomenda revisão de toda a frota - TVI

Motor de avião explodiu. Rolls Royce recomenda revisão de toda a frota

Acidente com avião da Qantas

Há cinco companhias aéreas a voar com o A380. Duas empresas já suspenderam os voos

Relacionados
A Singapore Airlines, uma das cinco companhias aéreas que operam com o A380, o superjumbo, decidiu transferir todos os seus voos para outras aeronaves enquanto não for apurada a causa da explosão num motor que obrigou a uma aterragem de emergência.

A decisão foi tomada depois de a Rolls Royce, empresa que fabrica as turbinas, ter recomendado uma revisão aos motores. «A frota de motores Trent 900 em serviço é pequena e relativamente nova, pelo que o grupo considera prudente recomendar uma série de controlos preventivos», diz uma nota da Rolls Royce.

Também a Qantas, a companhia australiana que detinha a aeronave acidentada, já tinha dito que, enquanto não fosse esclarecido o acidente e a frota fosse inspeccionada, os seus A380 ficariam em terra.

Além da Qantas e da Singapore Airlines, os A380 fazem parte da frota da Air France, Lufthansa, e Emirates.

Esta manhã, um avião A380 da companhia australiana Qantas Airways, com 433 passageiros a bordo, sofreu uma avaria quando sobrevoava a Indonésia e foi forçado a efectuar uma aterragem de emergência em Singapura, sem registo de feridos.

Destroços chegaram a terra

A aeronave, que tinha partido de Singapura com destino a Sydney, na Austrália, registou problemas no motor quando sobrevoava esta madrugada as ilhas indonésias de Batam, perto de Singapura, tendo sido forçada a realizar uma aterragem de emergência.

Apesar de o A380 poder voar em segurança com três motores, o comandante preferiu regressar a Singapura, onde o avião aterrou no aeroporto de Changi sem que se registasse qualquer problema com os passageiros ou os membros da tripulação.

Um porta-voz da Qantas e o governo australiano confirmaram não haver registo de feridos entre os 433 passageiros e os 26 membros da tripulação a bordo.

Em terra, temeu-se a queda do aparelho. Polícia e testemunhas disseram ter ouvido uma explosão quando o avião sobrevoava as ilhas Batam. Foram ainda encontrados nas ilhas de Batam destroços de grandes dimensões, incluindo painéis pintados de branco e vermelho, as cores da Qantas Airways.

A companhia aérea australiana Qantas anunciou entretanto a suspensão dos voos dos seus aviões Airbus A380 até se perceber o motivo da avaria num dos aparelhos.

O A380, desenvolvido e construído pela Airbus, é o maior avião comercial de passageiros da história. O avião, chamado frequentemente de superjumbo, fez o primeiro voo experimental em 2005.

«Não tinha havido um incidente como este», reconheceu um porta-voz da Airbus, que afirmou não poder avançar com as causas porque estas «estavam a ser investigadas». O porta-voz, que não quis classificar a gravidade do incidente nem comentar a decisão da transportadora aérea australiana Qantas de imobilizar a frota de seis A380.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE