Austrália: cidade de 75 mil habitantes quase isolada pelas cheias - TVI

Austrália: cidade de 75 mil habitantes quase isolada pelas cheias

Subida das águas no enorme estado de Queensland está a afectar 200 mil pessoas

Relacionados
A cidade de Rockhampton, no estado australiano de Queensland, está a preparar-se para a eventualidade de ficar completamente isolada devido às cheias que estão a atingir toda a região, afectando mais de 200 mil pessoas.

Os meios locais relatam que helicópteros militares estão a tentar fazer chegar à cidade de 75 mil habitantes mantimentos para que a população possa enfrentar um eventual período de isolamento total face à subida das águas, depois do aeroporto ter sido encerrado.

Com o nível do rio Fitzroy a 9,2 metros acima do normal, a área submersa atinge mais de 20 cidades e não deve descer nas próximas semanas.

O receio é que este nível suba para lá dos 9,4 metros, fechando a única estrada de acesso a Rockhampton ainda circulável.

Espera-se que o pico das cheias possa acontecer dentro de dez horas, afectando ainda mais zonas já muito castigadas.

A indústria de açúcar e de carvão também foi seriamente atingida. As autoridades dizem que as minas de carvão de coque da zona - que representam metade da produção mundial necessária para o fabrico do aço - estão a funcionar apenas a 25 por cento das suas capacidades.

As cheias já provocaram pelo menos três mortes e a polícia tem emitido vários alertas para que a população se mantenha fora das águas, infestadas com serpentes.

A primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard já descreveu este como um «grande desastre natural» e que será necessário muito tempo para recuperar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE