Leões celebrizados pela BBC morrem envenenados - TVI

Leões celebrizados pela BBC morrem envenenados

Leões

Oito leões foram envenenados por pastores de Maasi, no Quénia. Dois morreram e um está desaparecido. Os pastores já foram detidos

Dois pastores envenenaram oito leões na reserva nacional Maasai Mara, no Quénia, depois de os animais terem atacado duas das suas vacas. Dois leões não resistiram e acabaram por morrer, enquanto cinco estão a ser tratados por veterinários e um está desaparecido. Os pastores já foram detidos pelas autoridades locais, segundo noticia o “The Guardian”.

Ao que tudo indica, os pastores Simindei Naururi e Kulangash Toposat colocaram veneno numa vaca morta e colocaram-na na reserva. Os leões alimentaram-se dos restos do animal.

De acordo com um oficial de Narok, um dos condados do Quénia, o envenenamento ocorreu depois dos leões terem atacado duas vacas, quando estas se alimentavam na reserva.

Os responsáveis pela reserva começaram a notar que algo de estranho se passava no domingo, quando "alguns leões começaram a agir de forma estranha, abatidos e com espasmos", disse David Sheldrick, da Wildlife Trust.

Os leões envenenados ficaram conhecidos por aparecerem numa série documental da BBC, a “Big Cat Diary”, que passou na televisão de 1996 a 2008.

Um dos animais que morreu era mesmo uma celebridade desta série: "Bibi", uma leoa de 17 anos. O animal foi visto com espuma na boca e a ofegar freneticamente e acabou por não resistir, conta uma equipa da BBC.

Brian Jackman, autor do livro “The Lions Marsh”, que inspirou a série da BBC, afirmou estar de luto com o sucedido.

"Estou absolutamente de coração partido”, disse Jackman.

Continue a ler esta notícia