Galiza: detidos com explosivos potentes - TVI

Galiza: detidos com explosivos potentes

  • Portugal Diário
  • 14 dez 2007, 18:29

Jovens são suspeitos de ser membros de um movimento independentista radical galego

Relacionados
A polícia espanhola anunciou a detenção, hoje de madrugada, de dois jovens em Portosín, na Corunha, alegadamente membros de um movimento independentista radical galego, noticia a Lusa.

Segundo as autoridades policiais, os jovens preparavam-se para fazer explodir um artefacto «de bastante potência».

O engenho tinha, segundo a polícia espanhola, um relógio temporizador e o objectivo seria fazê-lo explodir numa agência imobiliária, a exemplo do que acontecera em Novembro, no município de Cangas, província de Pontevedra.

O artefacto encontrava-se na mala do carro em que seguiam os dois jovens, mas que pertencia a um terceiro que, pouco depois, acabaria também por ser detido. As autoridades policiais admitem que aquele movimento independentista possa ter uma base de apoio no Norte de Portugal.

Esta tese ganhou consistência quando, em Setembro de 2006, a Polícia Judiciária apreendeu, numa casa em Vieira do Minho, no distrito de Braga, 26 bombas de fabrico caseiro, juntamente com panfletos de propaganda independentista.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, a Unión Federal de Guardias Civiles de Galicia alertou que estes actos «devem ser tomados muito a sério», ainda que se trate de uma «actividade incipiente do fenómeno terrorista com nome galego».

Sublinha que, «apesar de até agora as acções terroristas na Galiza se terem limitado a danos materiais teme-se que muito em breve haja vítimas, caso não se ponha um freio a estes grupos».

«Estes grupos são reduzidos mas com capacidade para atentar, como o vêm demonstrando», acrescenta. A Unión Federal sustenta que «é urgente criar um grupo de informação específico para a luta contra o independentismo radical e violento galego».
Continue a ler esta notícia

Relacionados