Menino de 12 anos suspeito de tentar detonar bomba caseira num mercado - TVI

Menino de 12 anos suspeito de tentar detonar bomba caseira num mercado

Operação da polícia alemã

Rapaz poderá ter sido influenciado por jihadistas do Estado Islâmico e incitado a realizar o atentado. Autoridades estão a investigar o caso

As autoridades alemãs estão a investigar o caso de um rapaz de 12 anos suspeito de ter tentado fazer explodir uma "bomba" caseira carregadas de pregos num mercadinho de Natal em Ludwigshafen, no Oeste da Alemanha.

A revista alemã Focus dá conta que as autoridades judiciais alemãs estão a seguir "uma pista islâmica", nomeadamente a indicação de que um rapaz radicalizado poderá ter sido influenciado por jihadistas do Estado Islâmico e incitado a realizar o atentado. A publicação, que cita uma fonte judicial, salienta que o rapaz terá considerado a juntar ao Estado Islâmico na Síria no verão passado.

O procurador-geral de Frankenthal confirmou, entretanto, à agência France Presse que o rapaz envolvido nasceu na Alemanha, tem 12 anos e é germano-iraquiano. Questionado sobre as motivações islâmicas do rapaz, o procurador afirmou apenas que existem "indicações" que justificam a atribuição do caso à autoridade federal competente em matéria de terrorismo.

As autoridades acreditam que o rapaz tenha caído nas redes dos grupos jiadistas através da internet, método comum de recrutamento.

Posso confirmar que abrimos uma investigação após a descoberta de uma bomba de pregos em Ludwigshafen", declarou por seu lado um porta-voz da procuradoria federal, Stefan Biehl, sem dar mais detalhes.

A procuradoria de Frankenthal explicou que em duas ocasiões - a 26 de novembro e a 5 de dezembro - o rapaz falhou as tentativas de fazer explodir um engenho de fabrico artesanal, primeiro num mercado de Natal Ludwigshafen e depois na praça da câmara municipal da mesma localidade.

 

 

 

 

 

Continue a ler esta notícia