Uma norte-americana que foi mantida em cativeiro durante meses pelo ex-namorado foi resgatada, no domingo, após ter deixado dois bilhetes a pedir ajuda em duas casas de banho públicas.

No início deste mês, a vítima escreveu um pedido de ajuda com a morada onde se encontrava detida num pedaço de papel e deixou numa casa de banho de um supermercado. Dias depois, deixou outra mensagem num museu.

Se eu não sobreviver, digam à minha família que os amo", escreveu a mulher numa das suas mensagens, de acordo com o canal de televisão ABC News.

A vítima pedia ainda a quem lesse as mensagens que ligasse para o número de emergência, já que o seu sequestrador se encontrava armado com uma faca, informou o canal WPXI News.

A 8 de julho, um estranho encontrou a mensagem deixada pela mulher no supermercado e ligou de imediato para a polícia. No pedido de ajuda, a mulher dizia que estava a ser agredida, abusada e mantida prisioneira pelo ex-namorado.

As autoridades foram então até à porta do raptor, mas ninguém respondeu. Sem um mandado, a polícia viu-se impedida de entrar.

Segundo o site de notícias NBC News, as autoridades tentaram contactar a vítima por telemóvel, mas quem atendeu foi o suspeito, que disse que a mulher estava de férias em Nova Iorque.

No dia seguinte, foi encontrada a outra mensagem, desta vez na casa de banho do museu Fallingwater, em Mill Run, a sul de Pittsburgh. Na nota, a mulher esclarecia que não estava de férias e que continuava presa contra a sua vontade.

Após terem visto as câmaras de segurança do museu, a polícia conseguiu obter um mandado de busca.

Uma equipa SWAT prendeu Corey Brewer e a vítima foi levada para o hospital. A mulher disse às autoridades que estava presa desde do dia 1 de maio e que nunca tentou fugir, porque temia pela segurança dos seus filhos.

Corey Brewer foi libertado, na segunda-feira, da prisão de Allegheny County, na Pensilvânia, mas tem uma audiência marcada para o dia 22 de julho. O homem foi acusado de vários crimes, incluindo agressão sexual e estrangulamento.

/ IC