Nobel da Paz: NATO realça «papel vital» da UE - TVI

Nobel da Paz: NATO realça «papel vital» da UE

Líbia: NATO diz que termina operações no fim do mês

Anders Fogh Rasmussen salienta promoção da reconciliação e cooperação na Europa

Relacionados
O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, felicitou hoje a União Europeia (UE) pela atribuição do Prémio Nobel da Paz, destacando o seu «papel vital» na promoção da reconciliação e cooperação na Europa.

«Gostaria de oferecer as minhas mais calorosas felicitações à União Europeia por ser agraciada com o Prémio Nobel da Paz», disse Rasmussen, numa mensagem hoje divulgada, em Bruxelas, citada pela Lusa.

«A União Europeia desempenhou um papel vital na cura das feridas da história e na promoção da reconciliação, da paz e da cooperação na Europa», considerou Rasmussen, acrescentando que a UE tem também «contribuído para o progresso da liberdade, democracia e direitos humanos no continente europeu e para além deste».

Rasmussen salientou também que a NATO e a UE partilham valores comuns, que ajudaram a moldar a nova Europa.

«A UE é um parceiro único e essencial da NATO. Estou ansioso pelo fortalecimento da nossa parceria estratégica, tal como foi acordada por ambas as partes, para promover a paz, a estabilidade e a segurança», realçou.

O Prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à UE pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos, anunciou hoje o Comité Nobel, em Oslo.

«A união e os seus precursores têm contribuído, há mais de seis décadas, para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa», escreve o Comité Nobel norueguês no comunicado em que anuncia o prémio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados