Sekara, um orangotango fêmea do Jardim Zoológico de Perth, na Austrália, saiu do seu recinto para salvar o seu filho de cinco anos, Sungai, no passado domingo, quando o parque estava repleto de visitantes.

Segundo a publicação regional australiana WAToday, o pequeno orongotango terá caído de uma palmeira. A mãe viu e a melhor forma de chegar à cria foi saltar a vedação e passar pelo meio dos visitantes.

Por questões de segurança, o jardim zoológico foi evacuado. Mesmo que a fêmea orongotango nada tenha feito aos visitantes.

Parecia realmente calma, apenas confusa sem saber por onde ir. Toda a gente em seu redor estava calma e deram-lhe espaço”, contou Jess MacConnell, presente no local, que conseguiu filmar o momento em que se pode ver o animal a subir as grades do seu recinto.

Danielle Henry, porta-voz do jardim zoológico, disse que a situação prolongou-se durante “mais de 15 minutos”.

Depois da ocorrência, Sekara voltou ao seu recinto.

Sekara é uma mãe excelente (…) a única maneira de chegar até ele [ao filho] foi passar pelos visitantes. Ela recuperou-o e voltou para o recinto sozinha”, explicou a porta-voz, lembrando não ter sido necessária qualquer intervenção por parte dos funcionários do zoo.

Amanda Oliver estava no local com o filho e publicou uma fotografia no Twitter onde diz que o animal desceu das cordas para brincar com o menino.

De acordo com a Mashable, não é a primeira vez que tal coisa acontece. Há uns anos, um orangotango de cinco anos, Teliti, também saiu do seu espaço e foi dar um passeio pela calçada do jardim zoológico.