A polícia espanhola deteve esta segunda-feira na região da Andaluzia 12 pessoas que vendiam e distribuíam tabaco ilegal em Espanha e Portugal, tendo apreendido mais de 26.000 maços e 35 toneladas de tabaco cortado.

Segundo um comunicado de imprensa da Guardia Civil (correspondente à GNR portuguesa), os 12 detidos na “Operação Aromas del Bosque” são acusados dos crimes de contrabando e de pertencerem a uma organização criminosa.

A investigação que levou ao desmantelamento deste grupo começou em 2019, após a apreensão de 700 quilos de tabaco cortado contrabandeado por cidadãos portugueses na Serra de Cádis (sul de Espanha).

Na altura, a polícia descobriu que o negócio ilícito se fazia com o envio para diferentes locais de Espanha e de Portugal de tabaco cortado e maços de cigarros de várias marcas comerciais, estes últimos introduzidos ilegalmente a partir de Gibraltar – um enclave britânico no sul de Espanha.

Para fazer os envios da mercadoria ilegal, a organização utilizava diferentes armazéns que eram usados como centros logísticos e de distribuição, onde a mercadoria era guardada e preparada, dividindo o tabaco em diferentes quantidades para fazer as remessas.

De acordo com a polícia espanhola, os contrabandistas atraíam clientes através de anúncios em plataformas de venda de artigos na Internet, enviando em seguida as remessas através de empresas de entrega de encomendas.

A capacidade operacional da organização era de tal forma importante que os investigadores atribuíram a um dos detidos em Granada o envio de quase 15 toneladas de tabaco cortado para Portugal - 16 encomendas - e para diferentes partes de Espanha - 22 encomendas - em apenas dez meses.

Um dos contrabandistas foi preso nas montanhas de Cádis, onde a Guardia Civil efetuou duas buscas e detetou o carregamento de nove toneladas de tabaco ilegal com destino a Portugal.

Na província de Málaga (Andaluzia), os investigadores encontraram 1.550 quilos de tabaco cortado, balanças, três grandes máquinas para cortar, uma empilhadora e materiais de embalagem.

/ AM