Ministra achincalhada por tentar ser refugiada - TVI

Ministra achincalhada por tentar ser refugiada

Ministra norueguesa Sylvi Listhaug nas águas ao largo de Lesbos equipada com fato de sobrevivência

Norueguesa Sylvi Listhaug simulou experiência nas águas ao largo de Lesbos, na Grécia, para ter “a perspetiva” de estar à deriva no Mediterrâneo, e acabou criticada nas redes sociais

A ministra norueguesa da Migração e Integração quis viver a experiência por que passam os milhares de pessoas que tentam atravessar o mar para chegar à Europa. Para isso, Sylvi Listhaug visitou uma embarcação da Noruega que está a resgatar migrantes junto à costa de Lesbos, na Grécia. Equipada com um fato de sobrevivência, a governante simulou a experiência e acabou por ser muito criticada e ridicularizada nas redes sociais.

Rodeada de todas as medidas de segurança, Sylvi Listhaug esteve nas águas que banham a Grécia durante alguns minutos até ser resgatada pela equipa que acompanhava a operação.

A ideia era saber como é ser um refugiado à deriva no Mediterrâneo.

"Não nos podemos colocar na mesma situação dos refugiados, mas podemos ter a perspetiva de como é estar na água daquela forma", disse a ministra à NTB.

 

Sylvi Listhaug admitiu que "eles [os refugiados] não têm um fato de sobrevivência, por isso não se pode comparar". 

Ministra norueguesa Sylvi Listhaug nas águas ao largo de Lesbos equipada com fato de sobrevivência

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, a explicação da ministra norueguesa não evitou que fosse muito criticada nas redes sociais.

Sylvi Listhaug recebeu todo o tipo de sugestões: "Que tal abrires a janela para saberes como é ser um sem-abrigo?"; "Na próxima semana: Sylvi Listhaug vai experimentar como é ser cega fechando os olhos"; "Hoje vou sentar-me numa cadeira por cinco minutos para saber como é estar paralisada", são alguns dos post e tweets que visam a ministra.

 

 

 

A ministra explicou que quis prestar uma homenagem à equipa de noruegueses que se encontra na Grécia a participar em operações de resgate.

Em dezembro de 2015, Sylvi Listhaug foi criticada por ter evocado Jesus Cristo para justificar por que motivo a Noruega não deveria aceitar tantos refugiados.


 

Continue a ler esta notícia