Clínica londrina revela nomes de 780 doentes com VIH - TVI

Clínica londrina revela nomes de 780 doentes com VIH

Internet

Nomes e endereços de email das pessoas diagnosticadas na clínica seguiram por engano em “newsletter” enviada para centenas de utentes

Uma das mais conhecidas clínicas do Reino Unido, sobretudo na área da saúde sexual e reprodutiva, revelou por erro um boletim informativo onde revelava os nomes de 780 pessoas diagnosticadas com VIH na instituição.
 
De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, a 56 Dean Street Clinic, no bairro londrino de Soho, enviou o boletim aos utentes que subscreveram os serviços online, e que incluem marcar consultas através da internet ou receber por email os resultados de exames.
 
Horas depois de a informação ter seguido, a clínica londrina, que é gerida por um consórcio formado pelos hospitais públicos de Chelsea e Westminster pediu desculpa a todos os afetados e anunciou que abriu uma investigação para esclarecer o ocorrido, já que se trata de uma "violação da privacidade.” 
 
 Eliiot Herman, de 38 anos, é um dos utentes da 56 Dean Street Clinic que disse ao The Guardian ter ficado a saber pelo email que tem amigos com VIH, e que até ali nunca o tinham revelado. Foi um dos que já apresentou queixa junto do serviço nacional de saúde britânico.
 

"Há vários nomes que reconheço na lista e enquanto eu estou, obviamente, a ser discreto, não tenho a certeza se confio em todas as outras pessoas que receberam os nomes para fazerem o mesmo", explicou.


"Sinto-me mal a apresentar esta reclamação, porque tenho muito respeito e admiração pelo excelente serviço oferecido pela clínica e pelo meu médico, Alan McOwan, que sempre me prestou cuidados de saúde soberbos. Nunca tive razão de queixa. Mas julgo que isto é suficientemente relevante para merecer atenção das autoridades", resumiu.
 
O próprio Alan McOwan dirigiu aos utentes um email em que lamentou o sucedido com o boletim  "habitualmente enviado para indivíduos ou numa base individual".

"Infelizmente, enviámo-la para um grupo de endereços de email. Pedimos desculpa pelo erro. Tentámos recuperar e apagar o email assim que percebemos o que aconteceu. Se ainda está na sua caixa de entrada, por favor, apague-o imediatamente. Claramente, isto é inaceitável. Estamos a investigar de forma urgente como pôde acontecer e garanto que tomaremos medidas para assegurar que não irá repetir-se. Enviaremos o resultado da investigação", escreveu.
 
Um porta-voz da clínica já veio dizer que a informação foi revelada por "erro humano", da responsabilidade de um funcionário que estaria "perturbado". Pela divulgação dos dados, a clínica incorre numa coima que poderá ir até às 500 mil libras, cerca de 700 mil euros.
 
Continue a ler esta notícia