Quatro pessoas foram detidas e uma jovem foi baleada, na quinta-feira, na sequência de uma operação antiterrorista em Londres e em Kent, anunciou a polícia da capital britânica em comunicado. 

A jovem, de aproximadamente 20 anos, que era alvo de investigação e foi baleada pela polícia em casa no nordeste da cidade, em Willesden, foi hospitalizada e colocada sob vigilância policial, indicou a Scotland Yard, citada pela AFP.

Um rapaz de 16 anos e uma outra jovem de 20 foram detidos na mesma morada em Harlesden Road, Willesden, enquanto um jovem, também de 20 anos, foi detido nas proximidades. Outra mulher, de 43 anos, foi detida um pouco depois em Kent, no sudeste de Inglaterra, especificou a mesma nota. 

Todos os quatro detidos são suspeitos de terem praticado, preparado e incitado atos terroristas.

Um utilizador da rede social Twitter postou um vídeo da operação policial em Willesden, no nordeste de Londres:

A Scotland Yard esclareceu que a operação policial em causa não tem qualquer ligação com a detenção, no mesmo dia, perto do Parlamento, em Whitehall, de um homem armado com facas pela suspeita de ter planeado um ataque terrorista.

O homem, de 27 anos, encontra-se sob custódia policial.

A segurança foi reforçada junto ao Parlamento britânico desde que, a 22 de março, um homem conduziu um veículo contra peões na ponte de Westminster e matou um agente policial dentro do perímetro da assembleia, acabando por ser morto pela polícia.

 
Aline Raimundo / com Lusa